sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Amadora BD começa hoje!


Começa hoje e decorre até dia 9 de Novembro, a 25.ª edição do Amadora BD. Organizado pela Câmara Municipal da Amadora, apresenta, no Fórum Luís de Camões, mais de 4.000 metros quadrados de área expositiva e uma programação diversificada. Para além da celebração desta data marcante, esta edição faz uma reflexão sobre a actualidade do Universo da BD, onde aborda a revolução que o sector tem sofrido com a introdução das novas tecnologias, incluindo a apresentação da exposição central, comissariada por Sara Figueiredo Costa e Luís Salvado.

A Autora em Destaque é Joana Afonso, vencedora do Prémio de Melhor Álbum, com “O Baile”, com argumento de Nuno Duarte e editado pela Kingpin Books, nos Prémios Nacionais de BD da Amadora, em 2013, apresentando, por isso, este ano, uma exposição retrospetiva e a ilustração que é a base da imagem do AmadoraBD 2014.

A par destes destaques, o Festival inclui também a comemoração dos 75 anos do Batman e dos 50 anos da Mafalda. Das exposições dos restantes álbuns premiados nas diferentes categorias nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2013 fazem parte: Osvaldo Medina ("Super Pig Roleta Nipónica" - Kingpin Books/Melhor Desenho para Álbum Português), Catarina Sobral ("Achimpa" - Orfeu Mini/Melhor Ilustração de Livro Infantil), Henrique Monteiro ("Enorme, Brutal, Colossal 2012!" - Edições ASA/Melhor Álbum de Tiras Humorísticas), Moebius e John Buscema ("Surfista Prateado: Parábula" - Levoir/Público/Prémio Clássicos da 9.ª Arte), João Mascarenhas ("BDLP#3" - Grupo Extractus (Portugal) e Estúdios Olindomar (Angola)/Prémio Fanzine). Haverá ainda uma exposição dedicada a "Jim Curioso", de Matthias Picard, recentemente editado pela Polvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário