terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O Mundo muda contigo - BD distribuída aos alunos do 3.º ciclo


O BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável editou recentemente o livro de banda desenhada "O Mundo Muda Contigo" que conta com argumento de Raquel Ochoa e ilustrações de Mariana Margarida Malhão.
O livro está a ser distribuído a professores das disciplinas de geografia e ciências naturais dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolas que integram a rede da Comissão Nacional da UNESCO e de outras escolas em Portugal. Apesar de ser destinado a adolescentes dos 12 aos 15 anos, “O Mundo muda contigo” é adequado a todos os anos do ensino e pretende transmitir de forma pedagógica e descomplicada conceitos como as alterações climáticas, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, economia circular, reciclagem, cadeia de valor, ecossistemas, plásticos nos oceanos e florestas sustentáveis.
A banda desenhada conta a história de quadro adolescentes europeus – Inês, Oriana, Abdou e Anna – que fazem um Interrail pela Europa para assistirem a um evento internacional de jovens que querem mudar o mundo. A história passa-se quase toda dentro do comboio onde os jovens se sensibilizam uns aos outros, não só para a sustentabilidade, como para a ética, civismo e cidadania. Acima de tudo, a banda desenhada pretende levar à ação, contribuindo para que cada vez mais jovens percebam que o Planeta vive uma situação limite e que está na mão de todos agir e contribuir para inverter a situação. O projeto enquadra-se na educação para o desenvolvimento sustentável, uma das áreas de atividade estratégica do BCSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário